Em entrevista dada a Rádio Band News Fm Curitiba hoje, 19 de dezembro, o governador Ratinho Junior afirmou que as obras de duplicação na Rodovia dos Minérios começa em janeiro de 2020. O início foi adiado por diversas vezes neste ano, sendo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem do PR) afirmara que a iniciação ocorreria no fim de setembro.
Relembre
Após ser vencida na licitação, que vai do trecho Curitiba/Almirante Tamandaré (4,74 km), a Odebrecht entrou com um mandado de segurança na justiça contra o consórcio Triunfo – que vencera na época por oferece o valor menor (R$ 83.654.594,47). Segundo o acórdão proferido pelo Relator Desembargador Leonel Cunha, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, em 30 de julho, o consórcio Triunfo não poderia ter vencido a licitação pois apresentou um porcentual de “mobilização e desmobilização” superior àquele orçado pelo DER-PR.
Seguiram o voto do relator os desembargadores Luiz Mateus De Lima e Renato Braga Bettega. A Odebrecht ofereceu R$ 90.667.327,44 para realizar a ampliação e duplicação. De acordo com o documento que favoreceu a desclassificação da Triunfo, a empresa teria apresentado a proposta de cronograma físico-financeira, com a previsão de medição no primeiro mês, de 30% e no segundo mês 40% por cento. Ou seja, as parcelas percentuais de pagamento do DER-PR atingiriam 70% antes do cumprimento de 1/3 das obras.
Por fim é lembrado que a licitação ocorreu no dia 12 de dezembro de 2017, arrastando o início da duplicação por mais alguns anos.
Reportagem: Pedro Lima.
Imagem: AEN-PR.
Comentar