Um dos recortes da pesquisa Datafolha divulgada essa semana é sobre as relações do presidente Jair Bolsonaro com o centrão, grupo formado por partidos pequenos e médios de direita e centro-direita no Congresso.

Divulgado neste sábado (30), o levantamento aponta que 67% dos brasileiros consideram que o presidente “age mal” ao executar o famoso “toma lá, dá cá”. Apenas 20% avaliam que o presidente age bem ao distribuir cargos e recursos para os parlamentares do centrão e 11% não sabem.

Durante a campanha presidencial, uma das principais promessas de campanha de Bolsonaro era não encampar a “velha política” de distribuição de cargos em troca de governabilidade no Congresso. O capitão da reserva, no entanto, abriu o balcão de negócios do governo com parlamentares do central para garantir uma base, principalmente agora que a Câmara dos Deputados conta com mais de 30 pedidos de impeachment contra o presidente protocolados.

Em live esta semana no Facebook, Bolsonaro admitiu que tem praticado o “toma lá, dá cá”. “A imprensa sempre reclamou de mim que eu não tinha diálogo, que não conseguia atingir a governabilidade. De dois meses pra cá eu decidi que tinha que ter uma agenda positiva para o Brasil, e eu comecei a conversar com os partidos de centro também”, afirmou.

Como exemplo das negociações, citou o Ministério do Desenvolvimento Regional, que tem uma “estrutura gigantesca”, com cargos que “estavam nas mãos de pessoas de governos anteriores”. Bolsonaro disse ainda que as negociações com o centrão incluem o seu apoio político a candidaturas de parlamentares que buscarão a reeleição em 2022, especialmente os que têm bases eleitorais no Nordeste, “onde o PT é forte”.

A pesquisa Datafolha perguntou também aos entrevistados se eles acreditam que Bolsonaro esteja descumprindo promessa de campanha ao lotear cargos com o centrão. 64% disseram que, sim, o presidente está descumprindo a promessa, 29% acham que não e 8% não sabem.

Revista Fórum.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui