Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

Em discurso feito durante a inauguração da Usina Fotovoltaica Coremas III, na Paraíba, o presidente Jair Bolsonaro ignorou as queimadas que atingem o Pantanal e a Amazônia e afirmou que o país é o que mais preserva o meio ambiente e sofre “ataques externos” por isso.

“O Brasil está de parabéns na maneira como preserva o seu meio ambiente”, afirmou o ex-capitão. “O Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente e é o país que mais sofre ataques vindo de fora no tocando ao seu meio ambiente”, disse ainda.

A declaração vem em meio a fortes questionamentos em razão do aumento das queimadas no Pantanal, que teve seu recorde histórico de focos de fogo neste ano com 15% de sua área já foi queimada. Em 16 dias, as queimadas já superaram recorde histórico de todos os meses de setembro desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou a fazer as medições. Ruralistas teriam provocado os incêndios.

Segundo Thiago Junqueira Izzo, professor e coordenador da pós-graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), “será necessário um trabalho de restauração ativa, possivelmente trazendo organismos, animais de outros lugares” para recuperar o Pantanal.

Além disso, a Amazônia também está sob alerta, com o pior índice de desmatamento em dez anos em uma devastação 68% maior do que no ano passado, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, que coordena o Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon, obtidos pelo Uol. O aumento do desmatamento promoveu uma campanha internacional que pede o desfinanciamento de Bolsonaro.

Reportagem de Lucas Rocha, da Revista Fórum.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui