A Secretaria de Comunicação Social (Secom) de Jair Bolsonaro omitiu dados sobre a quantidade de publicidade paga pelo governo em sites e blogs bolsonaristas. Parte desses canais, inclusive, é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos.

De acordo com relatório da Controladoria Geral da União (CGU) obtido pelo jornal O Globo, o volume de publicidade é até onze vezes maior do que a Secom havia informado em abril. Os dados são referentes ao período entre 1º de janeiro e 10 de novembro de 2019.

No canal do blogueiro Allan dos Santos, do Terça Livre, foram encontradas 8.714 impressões a mais do que em abril, quando tinham sido reportadas 1.447, “Impressões” é a unidade de medida utilizada na publicidade digital. Já em relação à página do blogueiro Bernardo Pires Kuster, foram 1.498 a mais, contra 135 informadas anteriormente.

Alguns canais que não foram citados antes também são novidade no novo relatório. É o caso dos canais Giro de Notícias, que recebeu 23.271 impressões, a Folha Política, com 1.594, e Ravox, 3.318. Todos são investigados pelo STF.

Revista Fórum.

guazelli

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