Dirigentes nacionais de dez partidos emitiram notas neste domingo (22) onde defendem a democracia e prestam solidariedade ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, alvo de um pedido de impeachment pelo presidente Bolsonaro.

PDT, PSB, Cidadania, PCdoB, PV, Rede e PT assinam um texto em conjunto, que também sai em defesa do ministro do STF Luís Roberto Barroso, que também está sendo atacado pelo presidente.

Uma outra nota foi elaborada e assinada pelo MDB, DEM e PSDB. Estes partidos afirmam que o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes é “injustificado” e “claramente revestido de caráter político”.

Democracia e defesa dos Poderes

A nota assinada pelo MDB, PSDB e DEM afiram que “a democracia é o único caminho a ser seguido e que o momento exige sensibilidade, compromisso e entendimento entre as lideranças políticas, as instituições e os poderes”.

Por sua vez, a nota assinada pelos outros sete partidos afirmam que os ministros do STF são “os responsáveis por garantir os direitos e as liberdades fundamentais”.

“A República se sustenta em três Poderes independentes e harmônicos entre si. É preciso respeitar cada um deles em sua independência, sem intromissão, arroubos autoritários ou antidemocráticos. Há remédios constitucionais para todos os males da democracia”, afirmam as siglas.

Reportagem de Marcelo Hailer, da Revista Fórum.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui