Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

A gerente executiva do Observatório do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Marilia de Souza, e o contador, mestre em finanças corporativas e fundador da VBR Brasil, Wesley Figueira, foram entrevistados nesta segunda-feira (20) pelo advogado Rafael Guazelli no programa Verdade&Expressão.

Durante o debate, que está disponível nas redes sociais, foram levantadas questões como a pandemia e seus efeitos sobre o setor empresarial, a importância do planejamento, a nova realidade do mercado de trabalho brasileiro e as reformas em discussão no Congresso Nacional.

Para Marilia de Souza, que desde 2004 ocupa a função de Executiva do Observatório Sistema Fiep, a pandemia pode durar décadas e os empreendedores serão forçadas a se adaptar. “As pandemias não são rápidas e sua erradicação pode levar muito tempo. A mais rápida foi a gripe espanhola, entre 1918 e 1920. Quem não se reorganizar não sobreviverá porque o processo continua e teremos novas etapas”, aposta.

Ela disse que acredita na retomada do crescimento da economia a partir de 2022. “Tivemos uma recuperação no segundo semestre de 2020 e a expectativa dos empresários é boa”, adiantou

Reforma – Para o contador e auditor registrado junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Wesley Figueira, há setores que enfrentam enormes dificuldades de retomada de produção, como o de chip e condutores elétricos. Mas o Brasil atravessou bem a pandemia.

Nada resolve a falta de clientes e faturamento e os empresários perceberam que precisam de ajuda. Mas de um modo geral, o brasileiro foi bem na pandemia”, opina.

Ele também falou sobre a reforma tributária em discussão atualmente em Brasília. “Não é possível fazer reforma tributária com déficit econômico”, finalizou.

Reportagem de Valdeci Lizarte, para o Verdade&Expressão.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui