A SIEP (Sociedade de Integração dos Estudantes) está realizando neste segundo semestre a coleta de informações da juventude paranaense. Essa pesquisa é a primeira a ser realizada no estado. A amostragem nasceu após uma pesquisa nacional do CONJUVE (Conselho Nacional da Juventude): Juventudes e a Pandemia do Coronavírus 2ª Edição que contou com mais de 68 mil respostas válidas de todo o país.

O estudo paranaense tem parceira do Conselho Estadual de Juventude do Paraná (CEJUV-PR), Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE); Coordenação de Políticas Públicas para a Juventude do Governo do Paraná; Instituto do Grupo Paranaense de Comunicação (IGRPCOM); Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (FEITEP) e Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR) e outras instituições paranaenses consolidadas.

De acordo com o Marcos Costa, presidente da SIEP e CEJUV-PR, a pesquisa tem por objetivo de aprofundar e focar a realidade da juventude paranaense. É previsto 20 mil respostas válidas de jovens com idade entre 15 a 29 anos. “Estamos visando fomentar e subsidiar a política pública estadual da juventude e também ações de instituições que trabalham com e para os jovens do nosso estado” diz Marcos Costa.

Marcos também ressalta a importância dos apoios recebidos dos parceiros no estudo. “Todo esse trabalho está sendo feito a anuência e apoio do CONJUVE (Conselho Nacional da Juventude), que está nos apoiando em toda a produção e organização da pesquisa, para que esta possa ser realizada com grande eficácia social, deixando sua marca positiva na história das políticas públicas para a juventude do Paraná, além da possibilidade do bom uso destes dados por instituições públicas e privadas que trabalham com e para os nossos jovens”.

Metodologia

A metodologia da coleta será por meio de um formulário, com respostas colhidas digitalmente, utilizando tecnologia da empresa Google. O questionário produzido é semelhante ao que foi aplicado na pesquisa nacional, com algumas variações focadas na realidade do Paraná.

O questionário conta com 24 seções, que variam de acordo com as respostas do jovem. São mais de 70 perguntas que variam desde informações pessoais e de contato, passando por educação, moradia, saúde e bem-estar, ENEM, trabalho e renda, auxílio emergencial, vida pública, segundo idioma, aprendizagem entre outros assuntos. A metodologia da pesquisa aplicada em todo Brasil foi desenvolvida pelo Conselho Nacional da Juventude junto com a UNESCO, Fundação Roberto Marinho e outras instituições de grande renome a nível nacional e servirá como parâmetro base para a execução da pesquisa aqui no Paraná.

Pós-coleta

Após a coleta dos dados especialistas em pesquisas compilarão e trabalharão os dados produzindo um relatório completo e amplo. Assim será enviado subsídio aos governos municipais, estadual e instituições públicas e privadas para trabalharem mais assertivamente com a juventude paranaense.

Prazo

Para o jovem que quiser participar da pesquisa, basta clicar neste link até o dia 31 de dezembro de 2021, que é o prazo para a coleta das respostas. Em janeiro do ano que vem será produzido e entregue o relatório final da pesquisa e, posteriormente, cerimônia de entrega junto ao Governador do Paraná e demais autoridades.

ASCOM – SIEP.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui