O ninho tucano está em litígio e, desta vez, quem saiu perdendo foi o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). A comissão das prévias do PSDB excluiu o direito ao voto dos 92 prefeitos e vice-prefeitos paulistas. Todos tiveram filiações contestadas por aliados do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Portanto, eles não poderão participar das prévias do partido, nem pelo aplicativo do PSDB nem na cerimônia, que será realizada em 21 de novembro, em Brasília.
A decisão foi divulgada nesta terça-feira (2) e foi tomada em uma reunião online na segunda (1). O veredicto foi aprovado por unanimidade, de acordo com informações da coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles.
Conforme a acusação, o diretório paulista do partido cometeu irregularidades, pois cadastrou as filiações desses prefeitos e vice-prefeitos paulistas, no sistema interno do partido, com datas retroativas à assinatura das fichas.
A participação desses políticos favoreceria Doria nas prévias. Pelas regras do PSDB, somente os filiados até 31 de maio poderão participar da escolha do candidato tucano à presidência da República.
Comentar