Funcionários da Biblioteca Pública do Paraná se reuniram, na tarde desta terça-feira (22), em manifestação contra os novos planos do governo do estado para a BPP.
A biblioteca chegou a ficar poucas horas em paralisação de portas fechadas, com atendimentos e acessos reduzidos. O alarde surgiu em resposta ao que foi divulgado na Agência Estadual de Notícias (aen.pr.gov.br), onde informa que a nova reforma do governo estadual altera a natureza jurídica da BPP, que passará a ser uma diretoria dentro da nova Secretaria de Cultura. Dentro do governo estadual a BPP é um Órgão de Regime Especial, ou seja, tem autonomia e um CNPJ próprio.
A princípio, a notícia gerou um susto em toda a esfera da BPP, um sentimento de instabilidade, e uma possível falta de recursos que a tal proposta de reforma poderia promover no futuro. Os funcionários e estagiários chegaram a colar diversas faixas na fachada do edifício com os dizeres: Fora Departamentalização, Biblioteca Resiste, Proteja a Biblioteca, Queremos Autonomia e outras contra a PEC 497/22.
Em entrevista ao Brasil de Fato Paraná, o Diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost e a Assessora Técnica da BPP, Vilma Nascimento, disseram que a partir de uma reunião, nessa mesma tarde, com a presença de representantes do governo, foi esclarecido que o envio para dentro de um departamento da Secretaria de Cultura não fará com que a BPP perca sua autonomia, recursos financeiros, mudanças no atendimento a população ou no quadro de funcionários.
Passado o susto, a Biblioteca voltou ao seu funcionamento normal.
Reportagem de Lucas Botelho, da Brasil de Fato PR;
Imagem: Lucas Botelho.
Comentar