Com o propósito de realizar oficinas para o desenvolvimento de competências socioemocionais e profissionais, o Projeto +Empregabilidade retorna com 150 novas vagas. Idealizada pela Rede Cidadã e apoiada pelo Instituto SYN, a iniciativa atinge as cidades de São Paulo (SP), Santo André (SP) e Rio de Janeiro (RJ) a partir de julho deste ano.
Direcionado para jovens e adultos (acima de 18 anos) em situação de vulnerabilidade social, o Projeto +Empregabilidade promove a inclusão produtiva dos alunos. Com isso, a iniciativa visa trazer maior autonomia e contribuir para a diminuição da desigualdade social.
“O Projeto +Empregabilidade não abrange apenas o aluno, mas também os voluntários, pois todos saem transformados dessa experiência. É uma iniciativa que une educação, formação e transformação social”, comenta Grasiela Caldeira da Silva, analista de responsabilidade social do ISYN.
Criando oportunidades para evolução e desenvolvimento pessoal
No Projeto +Empregabilidade, os alunos terão encontros de acolhimento e autoconhecimento. Durante a formação, são realizadas análises do perfil comportamental de cada aluno. Ao longo dos encontros, os voluntários auxiliam os jovens e adultos participantes a criar um plano de desenvolvimento individual.
Além disso, o +Empregabilidade ajuda a desenvolver as competências comportamentais dos participantes.
De acordo com os porta-vozes da Rede Cidadã, após a formação, os alunos ficam cadastrados na Central de Talentos da organização. Com isso, esses jovens podem ser encaminhados para vagas de trabalho que combinam com o perfil traçado durante o projeto.
“As empresas contratam por competência e demitem por comportamento. O maior obstáculo das pessoas na vida e no trabalho é não saber lidar com suas emoções, independentemente da classe social. Estamos antenados nisso e hoje investimos fortemente na formação socioemocional dos usuários dos nossos programas e projetos”, conta Fernando Alves, diretor executivo da Rede Cidadã.
As turmas e os shoppings contemplados
Neste ano, serão 150 vagas distribuídas nas três cidades contempladas. Serão:
- 50 vagas na cidade do Rio de Janeiro (divididas em duas turmas com 25 vagas cada);
- 25 vagas em Santo André;
- E por fim, 75 vagas em São Paulo (divididas em três turmas com 25 vagas cada).
Para participar do Projeto +Empregabilidade da Rede Cidadã, os interessados devem realizar um cadastro nos links abaixo.
- (SP) Tietê Plaza – https://docs.google.com/forms/d/1W9sXdx7_flld_1TNjdrgJa66xzo1FsPiRRwiI8LHN0o/viewform?edit_requested=true
- (SP) Grand Plaza – https://docs.google.com/forms/d/1-89jG_iPDIo3RA6QoGw_d-w8hcYasLzHG-lRMhKlcxg/viewform?edit_requested=true
- (SP) Shopping Cidade São Paulo – https://docs.google.com/forms/d/1JqFDFFgnb5qC3jWZS8jVCZ-UR56IERyXWYdz2xRhhLQ/viewform?edit_requested=true
- (RJ) Shopping Metropolitano Barra – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScevMLYXJTFayKQohcRT02Bwhu39IM0cXPHHIuxqlvxvSbRtg/viewform
As inscrições são preferencialmente voltadas para jovens que residam nos entornos dos empreendimentos.
Vale ressaltar que cada shopping parceiro possui datas específicas. Confira a agenda abaixo:
- (SP) Tietê Plaza: de 3/07 a 17/07
- (SP) Grand Plaza: de 19/07 a 2/08
- (SP) Shopping Cidade São Paulo: de 3/08 a 17/08
- (RJ) Shopping Metropolitano Barra: de 3/07 a 17/07 e de 18/07 a 1/08
Mais informações sobre os projetos da Rede Cidadã: https://www.redecidada.org.br/
Sobre o Instituto SYN
O Instituto SYN (ISYN) é o braço social da SYN Prop & Tech e, por meio de parcerias estratégicas, promove projetos e ações de Empregabilidade, Empreendedorismo, Relacionamento e Cultura, e Voluntariado. Tais iniciativas são direcionadas às comunidades dos entornos dos shoppings centers administrados pela SYN, localizados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. Empreendendo ações que possam gerar renda, aprendizagem e capacitação profissional, o ISYN busca colaborar para a mobilidade social e, assim, ajudar a ampliar os níveis de inclusão no Brasil.
Sobre a Rede Cidadã
A Rede Cidadã é uma organização social fundada em 2002, que desenvolve programas e projetos com foco na formação profissional de jovens, adultos, seniores e pessoas com deficiência, a fim de inseri-los no mundo do trabalho. O diferencial da formação é o desenvolvimento socioemocional, levando Inteligência Emocional para a base da pirâmide, com metodologia própria.
A organização está em 60 cidades de nove estados brasileiros e já inseriu 110 mil pessoas no mundo do trabalho. A Rede Cidadã é pioneira no Brasil a investir no trabalho social em rede, reunindo empresas, órgãos públicos, organizações sociais e voluntários, para trazer soluções em geração de trabalho e renda. Reconhecida internacionalmente no ranking thedotgood, em 77º lugar no mundo e 3º no Brasil. Possui também reconhecimento nacional, pelo Prêmio Melhores ONG brasileiras, conquistando o primeiro lugar na categoria Assistência Social, em 2020. Reconhecida pelo GPTW, Great Place to Work, com o Certificado e o 11º lugar no Ranking Nacional do Terceiro Setor.”
Via assessoria.
Comentar