seca que atinge a região amazônica provocou a suspensão temporária de todas as atividades da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia. Segundo a Santo Antônio Energia (SAE), concessionária controlada pela Eletrobrás que opera o empreendimento, a decisão foi tomada em função da baixa vazão do rio Madeira, que está 50% menor do que a média histórica.

A empresa afirmou que a decisão foi tomada por motivos de segurança, em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Com 50 turbinas e potência instalada de 3.568 megawatts, a Usina de Santo Antônio foi a quarta hidrelétrica que mais gerou energia no país em 2022.

“A medida atende aos limites operativos definidos na fase de projeto junto aos fabricantes, que estipulam parâmetros mínimos para operação segura das unidades geradoras. Atualmente, como o Rio Madeira apresenta recorde de baixa vazão, o desligamento visa preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica, por isso a operação foi temporariamente interrompida”, informou a concessionária.

Esta é a segunda vez que a hidrelétrica, que opera desde 2012, paralisou totalmente as atividades. A primeira foi em 2014, quando ocorreu durante a cheia histórica do Rio Madeira, um dos principais afluentes do rio Amazonas, que banha os estados de Rondônia e do Amazonas.

“Embora a usina tenha relevante importância para o sistema elétrico, no período de baixas vazões no rio Madeira opera com geração reduzida, podendo ser paralisada, caso os limites operativos das unidades geradoras sejam atingidos”, diz o comunicado.

Paralisação não impactará curso do rio, diz concessionária

Em nota, a SAE informou que o rio Madeira continuará seguindo seu curso natural, “com passagem da vazão concentrada no Vertedouro Principal da usina, sem qualquer impacto em seu fluxo natural”. 

Uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a construção da hidrelétrica Santo Antônio teve início em setembro de 2008. Suas primeiras turbinas foram ligadas em 2012. Concluída em 2017, a usina tem capacidade para fornecer energia elétrica para abastecer cerca de 45 milhões de habitantes.

Segundo a empresa, além de abastecer o Sudeste e as demais regiões do país com 44 turbinas, seis turbinas têm geração dedicada exclusivamente para Rondônia e Acre. 

Reportagem de Brasil de Fato SP.

Foto: Santo Antônio Energia/Facebook.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui