Alvo da Polícia Federal (PF), o deputado e ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem (PL-RJ) não está mais em grupos de WhatsApp de parlamentares de seu partido e de membros da oposição ao governo Lula.

O bolsonarista foi removido pelos integrantes do grupo logo após ser alvo de operação de busca e apreensão no âmbito da investigação da PF que apura a existência de uma organização criminosa montada dentro da Abin durante o governo Bolsonaro, a “Abin paralela”, que atuaria espionando opositores políticos do ex-presidente e serviria, ainda, para proteger seus aliados de eventuais investigações criminais. 

Ramagem foi removido de ao menos dois grupos de WhatsApp composto por aliados e correligionários. O objetivo dos membros do grupo, ao excluírem o deputado, seria evitar que a PF acessasse mensagens trocadas entre eles e o investigado, já que seus aparelhos celulares foram apreendidos. 

Abin Paralela 

Autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal deflagrou, na parte da manhã, a Operação Vigilância Aproximada, que teve como alvo principal o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin durante o governo Bolsonaro. O antigo chefe da arapongagem do ex-presidente, no despacho, é apontado diretamente por Moraes como responsável pela instrumentalização do órgão público de espionagem para fins pessoais de interesse da família do ex-presidente, como acobertar supostos crimes de aliados e espionar e perseguir opositores. 

No total, a Polícia Federal cumpriu 21 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, incluindo a suspensão imediata do exercício das funções públicas de sete policiais federais. As diligências ocorrem em Brasília/DF (18), Juiz de Fora/MG (1), São João Del Rei/MG (1) e Rio de Janeiro/RJ (1).

Reportagem de Ivan Longo, da Revista Fórum.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui