Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

O Governo Federal lançou um vídeo explicativo com o passo a passo para a retirada dos absorventes gratuitos distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, que visa acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual. 

Desde janeiro o item de higiene está sendo disponibilizado, para pessoas que precisam de absorventes e tenham entre 10 e 49 anos (idade considerada fértil), desde que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Além disso, é preciso que a pessoa se enquadre em pelo menos um dos requisitos: estar matriculada em escola pública, tendo renda familiar de até meio salário mínimo; estar em situação de vulnerabilidade social extrema, com renda mensal de até R$ 218; ou estar em situação de rua.  

Depois de explicar quem pode ter acesso ao programa, o vídeo orienta que o interessado em obter os absorventes verifique, na página do CadÚnico, se já possui o Cadastro. Para acessar a página, é necessário ter conta do Gov.br, que pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo do Gov.br (disponível para os sistemas iOS e Android), inserindo o CPF. 

Após a criação da conta, o beneficiário deverá emitir a autorização de retirada dos absorventes. Todo o processo é feito pelo site do Meu SUS Digital ou pelo aplicativo, que também pode ser acessado pela página. Nesse momento, é preciso estar atento, pois não é necessário cadastrar ou incluir dados no Meu SUS Digital. Ele funciona com as informações do cadastro feito no Gov.br.  

Na página do Meu SUS Digital, digite o número do CPF e a mesma senha cadastrada no Gov.br. Depois, clique no botão do Programa Dignidade Menstrual para emitir a autorização. Cada autorização tem validade de 180 dias. Caso a pessoa não se enquadre como beneficiária, aparecerá na tela um aviso. 

Por fim, para retirar o absorvente gratuito, basta se dirigir a qualquer drogaria do Farmácia Popular e apresentar a autorização digital ou a versão impressa emitida pelo Meu SUS Digital, junto com um documento de identidade oficial com foto e CPF. Em todo o Brasil, há mais de 31 mil farmácias credenciadas.  

Mais informações estão na página Dignidade Menstrual, criada pelo Ministério da Saúde, que também disponibilizou uma cartilha de mesmo nome com tudo sobre a campanha. Em caso de dúvida, busque orientações em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em equipamentos da assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros Pop ou equipes do Consultório na Rua. 

Agência GOV.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui