Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

Ter uma marca pessoal forte é fundamental para profissionais de diversas áreas. Mas, para garantir que o reconhecimento de sua marca seja de fato positivo, é preciso tomar alguns cuidados. O alerta é da jornalista Rosana Gabriela, especialista em branding pessoal e corporativo. Segundo ela, o ponto fundamental é definir o posicionamento da marca – ou seja, como a pessoa quer que sua marca pessoal seja reconhecida por seu público.

A jornalista afirma que reconhecer a própria essência é um passo determinante para o sucesso de uma marca – pessoal ou corporativa. “Quando penso em minha própria jornada e nas marcas que ajudei e também das pessoas que admiro, percebo que aquelas com uma essência clara e autêntica são as que mais se destacam. Elas têm a missão e os valores bem definidos, mas também vivem e respiram esses princípios em tudo o que fazem. Isso cria uma conexão genuína com o público”, afirma.

“Quando Jeff Bezos, fundador da Amazon, diz que a nossa marca é o que as outras pessoas dizem sobre nós quando não estamos presentes, está fazendo um alerta importante. Precisamos perceber qual é a imagem que fazem de nós e se é isso mesmo o que queremos transmitir”, explica. O trabalho de consultoria, então, ajuda a fortalecer a marca pessoal, conhecida como ‘personal branding’, aproximando-a do ideal planejado. “Minha missão é auxiliar a pessoa a identificar todos os pontos essenciais de sua jornada no mundo digital. Como especialista, ofereço suporte na construção de uma Marca Pessoal ou Corporativa memorável, utilizando estratégias arquetípicas”, complementa.

A jornalista afirma que reconhecer a própria essência é determinante para o sucesso de uma marca. “Quando penso em minha própria jornada e nas marcas que ajudei e também das pessoas que admiro, percebo que aquelas com uma essência clara e autêntica são as que mais se destacam. Elas têm a missão e os valores bem definidos, mas também vivem e respiram esses princípios em tudo o que fazem. Isso cria uma conexão genuína com o público”, afirma.

Arquétipos de marca

Rosana Gabriela traça estratégias de fortalecimento de marca a partir da análise de arquétipos. Ou seja, representações simbólicas que ajudam no reconhecimento e humanização das marcas.

Arquétipos são formas de representar uma marca, com seus valores, linguagem e comportamentos. São representações simbólicas, baseadas na codificação apresentada pelo psicanalista Carl Gustav Jung. Ela relatou 12 arquétipos que, nas últimas décadas, passaram a ser utilizados na construção de marcas nos trabalhos de Marketing, a partir dos trabalhos de Margaret Mark e Carol Pearson. Segundo elas, os arquétipos “transmitem um significado que faz com que os clientes se relacionem com um produto”.

Rosana Gabriela tem mais de 15 anos de experiência em marketing estratégico. É coautora dos livros “Quais de mim você procura? Mulheres Palestrantes” e “Donnas – Histórias de Mulheres de Negócio que transformaram desafios em oportunidades”. Para conhecer mais do seu trabalho, acesse-a nas redes sociais como @rgabrieladigital.

Via assessoria.

Foto: Freepik.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui