O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, conseguiu construir uma chapa com 22 regionais da ordem e garantir um candidato único nas eleições da entidade.

Segundo o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, o sucessor de Santa Cruz será o advogado Beto Simonetti, conselheiro federal pelo Amazonas.

O atual presidente da entidade foi bastante atacado pelo presidente Jair Bolsonaro durante sua gestão em razão das críticas que a OAB sustentava contra o governo. Santa Cruz pretende levar à votação no próximo dia 20 a possibilidade de adesão da entidade a um pedido de impeachment do mandatário.

 “Os fatos recentes, desvendados pela CPI no Senado, colocam ainda mais luz sobre a responsabilidade clara do governo federal com relação à tragédia que vivemos. Nosso direito constitucional básico – o direto à vida – está sob séria ameaça. Portanto, não é mais possível adiar o debate sobre a possível apresentação, por parte da nossa entidade, do pedido de impeachment do presidente“, declarou Cruz no texto da convocação da reunião do Conselho Nacional.
Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná tentaram construir a candidatura de Luiz Viana Queiroz, defensor de Bolsonaro, mas não conseguiram atingir o número mínimo de 6 estados.

Santa Cruz se filiou ao PSD de Gilberto Kassab em maio, junto do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Paes lançou o nome do presidente da OAB para concorrer ao governo do estado em 2022. Há também a possibilidade de uma construção de uma chapa da legenda junto ao PSB de Marcelo Freixo.

Reportagem de Lucas Rocha, da Revista Fórum.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui