O Físico, professor emérito da Unicamp, membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo e presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Rogério Cezar de Cerqueira Leite foi o entrevistado desta segunda-feira (11) do programa Verdade&Expressão.
Coordenada pelo advogado Rafael Guazelli, a entrevista durou cerca de uma hora e já está disponível nas redes sociais. Na pauta, a democracia brasileira, uma análise da conjuntura política nacional, a CPI da COVID, eleições 2022, análise dos nomes de presidenciáveis, pesquisas de intenção de voto e a construção de uma terceira via na disputa.
“Democracia é racionalidade e respeito mútuo. Temos que lutar não contra o Bolsonaro, mas sim contra os bolsonaristas. São pessoas cansadas da liberdade e que querem alguém que tome as decisões por elas. Negam a ditadura, são negacionistas e preferem ser bonecos do que enxergar a verdade”, disse.
Leite criticou a utilização de igrejas como partidos políticos e a falta de ação do governo Bolsonaro na redução da devastação floresta amazônica. “Os militares sempre acharam a Amazônia um estorvo para o desenvolvimento do país por ser uma área grande e sem ocupação. E nossa pecuária é primitiva, não entende que queimar a floresta é uma loucura”, explicou.
O impasse no Congresso diante da indicação do ex-advogado-geral da União André Mendonça para uma vaga no STF foi outro assunto debatido. “O nome dele não vinga por causa do jogo de poder entre o centrão e os bolsonaristas”, afirmou.
Para finalizar, o pesquisador fez uma análise dos possíveis candidatos à presidência em 2022. Para ele, a disputa deve ficar entre Lula e Bolsonaro, já que Ciro Gomes e João Doria não conseguem aumentar a participação deles no eleitorado brasileiro.
Reportagem de Valdeci Lizarte, para o Verdade&Expressão.
Comentar