Centrais sindicais divulgaram neste domingo (6) uma nota conjunta em que pedem a cassação do deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, em razão dos áudios vazados em que ele faz comentário machistas sobre mulheres refugiadas da Ucrânia. Pelo menos cinco partidos já se mobilizam na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para investigar o parlamentar por quebra de decoro.
Mamãe Falei e o coordenador do MBL, Renan Santos, foram à Ucrânia para “cobrir” a guerra. Nos áudios, fica claro que um dos interesses do parlamentar eram as mulheres ucranianas, mesmo diante do conflito bélico. Entre outras declarações machistas, disse que as mulheres ucranianas são “fáceis porque são pobres”.
“Ouvimos com indignação e asco os áudios do deputado estadual em SP pelo Podemos sobre as mulheres ucranianas. O deputado, a pretexto de ajudar um dos lados no conflito entre Rússia e Ucrânia, revelou, através de áudios vazados pela imprensa, que o verdadeiro objetivo de sua viagem para o leste europeu nada tem a ver com política ou ação humanitária. Ao contrário, seus anseios mostram uma personalidade hedonista, irresponsável, ignorante, racista e profundamente misógina”, afirmam as centrais.
A nota é assinada por CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, Intersindical Central, CSP Conlutas, Pública e Intersindical-IT.
“Solicitamos que Ministério Público abra investigação sobre a conduta racista, misógina e xenófoba do deputado. No mês de março, quando comemoramos a luta pelos direitos das mulheres à igualdade, equidade, respeito, dignidade e justiça, um deputado brasileiro nos envergonha internacionalmente. É triste que os brasileiros que já sofrem com a pandemia, com o desemprego e com a pobreza ainda tenham que ouvir, nas vésperas do Dia Internacional da Mulher, áudios insultuosos como os do “Mamãe Falei”. Que o fato receba a devida reparação e o deputado seja cassado”, diz a nota.
Enquanto isso, deputados estaduais de cinco partido – PT, PSOL, PCdoB, PSDB e PL – já se movimentam para que o Conselho de Ética abra investigação contra Arthur do Val. O PDT divulgou nota neste domingo pedindo pela cassação e o líder do Republicanos se manifestou pelas redes sociais em favor do processo.
“A cassação do mandato do deputado Arthur do Val, pré-candidato do Podemos ao Governo do Estado de São Paulo, é uma resposta contra aqueles que fazem do machismo e da misoginia bandeiras políticas”, diz nota do PDT.
Reportagem de Lucas Rocha, da Revista Fórum.
Comentar