O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) usou as redes sociais neste domingo (16) para condenar os ataques sofridos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no aeroporto de Roma, na Itália. O presidente em exercício – uma vez que Lula (PT) está na Bélgica – classificou os ataques como “inadmissíveis” e declarou que o ódio não deve ter mais lugar em um Brasil que escolheu a democracia.

“Inadmissíveis as agressões ocorridas contra o ministro Alexandre de Moraes. Manifesto toda minha solidariedade ao ministro e a sua família, e repudio a forma desrespeitosa e agressiva dos atos perpetrados. O Brasil votou pela democracia. O clima de ódio e desrespeito provocados por alguns não pode continuar”, escreveu.

Moraes estava ao lado do seu filho no aeroporto de Roma, na Itália, na última sexta-feira (14), quando foi hostilizado por três bolsonaristas. “Bandido, comunista comprado”, disseram os agressores que agora estão devidamente identificados pela Polícia Federal (PF).

Os xingamentos foram proferidos por uma mulher chamada Andreia. Em seguida, um homem identificado pela PF como Roberto Mantovani Filho chegou a agredir o filho do ministro com um tapa. O rapaz teria tentado intervir nas agressões ao pai. Logo depois, um terceiro bolsonarista identificado como Alex Zanatta se juntou a Andreia e Roberto nos xingamentos ao magistrado.

Moraes voltava de Siena, onde ministrou uma palestra na universidade daquela cidade. Eles não estavam no mesmo voo e o encontro ocorreu no saguão do aeroporto. Moraes tomou um avião para outro lugar da Europa e os bolsonaristas estavam retornando para São Paulo.

Após desembarcarem no aeroporto de Guarulhos os três foram identificados pela PF e responderão em liberdade a um inquérito por crimes contra a honra e ameaça contra Moraes. De acordo com informações do jornal O Globo, Flávio Dino e Moraes já conversaram sobre o episódio. Além disso, mesmo tendo as agressões ocorrido no exterior, os bolsonaristas podem ser responsabilizados no Brasil.

Reportagem de Rapahel Sanz, da Revista Fórum.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui