A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que representa uma das carreiras da Polícia Federal, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para atuar como interessada na ação que discute a legalidade da adoção do voto impresso a partir das eleições deste ano.
O tema deve ser julgado pelo tribunal nesta quarta-feira (06/06). O pedido da associação está com o ministro Gilmar Mendes, que pode tomar uma decisão ainda nesta segunda-feira (04/06).
A Ação Direta de Inconstitucionalidade 5889 foi movida pela Procuradoria-Geral da República contra trecho da minirreforma eleitoral de 2015 sobre o voto impresso. Na visão da PGR, a impressão de um comprovante compromete o sigilo do voto.
O perito criminal federal Marcos Camargo, presidente da APCF, afirma que o voto impresso, contudo, complementa o sistema eletrônico.
A APCF representa a carreira da Polícia Federal que tem participado dos testes nas urnas. De acordo com a lei, o voto impresso deve funcionar da seguinte maneira: após a conclusão da votação na urna eletrônica, deve ser impresso um comprovante para o eleitor conferir se o sistema registrou seu voto corretamente.

Fonte: G1

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Publicidade

Anuncie aqui