Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que a embaixada do Brasil em Washington foi “instruída” a solicitar ao governo americano os documentos produzidos pela CIA (agência de inteligência norte-americana) sobre operações de tortura e morte de brasileiros.
A determinação contempla o pedido feito na sexta-feira (11/05) pelo presidente do conselho do Instituto Vladimir Herzog, Ivo Herzog, filho do jornalista assassinado na ditadura militar.
Ivo enviou carta ao ministro Aloysio Nunes na qual pediu para que o governo federal solicite aos EUA a “liberação completa” dos registros da CIA que “documentam a participação de agentes do Estado Brasileiro em operações para torturarem ou assassinarem cidadãos brasileiros”.
A carta foi enviada ao ministro após a revelação de um memorando da CIA, segundo o qual o general Ernesto Geisel, presidente do Brasil entre 1974 e 1979, sabia e autorizou execução de opositores durante a ditadura militar.
Vladimir Herzog foi torturado e morto em uma cela do DOI-Codi em São Paulo, em 25 de outubro de 1975. Na época, o regime militar argumentou que Herzog tinha se suicidado.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui