Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

O que é ser? O que é existir? Qual o sentido da vida? Em uma eterna busca por ser reconhecido pelos outros, a peça A Perseguição traz questões que intrigam a humanidade desde o seu início. Em retorno aos palcos curitibanos (em minitemporada exclusiva), o espetáculo realiza quatro sessões no Teatro Barracão EnCena nos dias 22 e 23 de setembro.

Com o texto do dramaturgo Timochenco Wehbi, a peça tem direção de Silvia Monteiro, um dos maiores e mais tradicionais nomes do teatro curitibano e paranaense. Oespetáculo existencialista e absurdotem no elenco os atores Daniel de Mattos Keller e João Mauro Cruz e conta com a produção e realização da Totem Produções Artísticas.

Nos anos de 2016 e 2017, A Perseguição contou com 12 apresentações. Na época, o espetáculo contava com Odair Gomes e João Mauro Cruz no elenco e registrou sucesso de público e bilheteria.

De acordo com João, após um hiato de seis anos, feitos alguns ajustes para a nova temporada, o retorno aos palcos acontece.

Comecei a trabalhar com o Daniel no Gufo Coletivo Teatral e a gente acabou conversando sobre essa vontade que eu tinha de remontar essa peça. Queria fazer agora uma produção mais sólida. Apesar de ser o mesmo texto e direção, conseguimos inovar muito nas partes técnicas do espetáculo”, conta João Mauro.

Em A Perseguição,algumas das convenções tradicionais do teatro são “quebradas”. O espetáculo apresenta dois seres abstratos, ou melhor, duas “ideias” se perseguindo. Além disso, a proposta é fazer o público mergulhar junto com os artistas nessa busca por identidade e reconhecimento.

Esse roteiro já propõe uma metalinguagem muito grande. Esse espetáculo é acima de tudo, sinestésico. Nesse sentido, queremos que as pessoas sintam o espetáculo com todos os sentidos”, revela o ator, que também assina a direção de produção do espetáculo.

Seguindo essa proposta, o espetáculo reestreia nos palcos de Curitiba com uma renovação cuidadosa de luz, trilha sonora e figurino.

A Perseguição de personagens abstratos que tiram o fôlego

Logo de início, o público é “atingido” por algo fora do comum. Desde a sonoplastia ao espaço da plateia, os primeiros minutos já promovem uma sensação de ansiedade e expectativa.

A gente provoca a plateia de todas as formas possíveis! A partir de sons, no espaço cênico e com outros elementos. Tudo para fazer com que as pessoas sintam que algo inesperado está sendo experienciado. Algo diferente do teatro convencional está acontecendo com eles”, provoca João Mauro Cruz.

Com isso, o espetáculo utiliza uma linguagem que permeia o simbolismo e a comédia do absurdo.

Com produção totalmente independente, a montagem contou com dois anos de processo e pesquisa. O retorno aos palcos acontece em setembro, no Teatro Barracão EnCena.

“A gente queria fazer um espetáculo em que a gente tivesse muito prazer em apresentar para as pessoas. Sem dúvida são assuntos ou perguntas que a gente faz desde criança. De dúvidas existencialistas simples até questionamentos mais complexos. Os personagens se questionam por que fazem as coisas, por que agem daquele jeito e por que as coisas são como são”, destaca João Mauro.

Vale ressaltar que A Perseguição propõe uma experiência imersiva para o público em todos seus aspectos, com interpretações que permeiam o teatro físico e nuances grotowskianas, entre outras questões que provocam o público a refletir.

As apresentações do espetáculo acontecem nos dias 22/9 e 23/9, com sessões às 20h e 21h.

Serviço

Espetáculo “A Perseguição”

Texto: Timochenco Wehbi

Direção: Silvia Monteiro

Elenco: Daniel de Mattos Keller e João Mauro Cruz

Iluminação e operação de luz: Clever d’Freitas

Trilha original e sonoplastia: João Mauro Cruz e Gui Koehler

Design sonoro e engenharia sonora: Gui Koehler

Operação de sonoplastia: Bila Ivankio

Figurino: João Mauro Cruz

Preparação de elenco: Bila Ivankio

Design gráfico e assessoria de imprensa: ACCIO Comunicação

Fotografia: Gabriel Rega

Mediação: Letícia Kotryk

Social media manager: Kauanny Buccini

Produção: Totem Produções Artísticas

Ingressos: https://linktr.ee/aperseguicao

Local: Teatro Barracão EnCena (Rua Treze de Maio, 160, Centro, Curitiba/PR)

Fotos:

Fotos: Gabriel Rega.

Via assessoria de imprensa.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui