Ajude a manter o Portal Verdade&Expressão no ar, doe agora!

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (26) mostra que a reprovação ao trabalho do STF caiu dez pontos percentuais desde dezembro, enquanto a aprovação ficou estável. Os dados foram revelados pelo jornal Folha de S. Paulo e indicam uma melhora da imagem da Corte em meio às investigações sobre a tentativa de golpe de Estado que atingem o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus principais aliados, incluindo militares de alta patente da reserva. 

A porcentagem dos que consideravam o trabalho do STF ruim ou péssimo era de 38% em dezembro e caiu para 28% no levantamento divulgado agora. Já o número dos que avaliam o trabalho da corte como ótimo ou bom oscilou de 27% em dezembro para 29%, dentro da margem de erro. O maior salto foi entre os que consideram o trabalho do tribunal regular, que era de 31% e saltou para 40% dos entrevistados.  

A queda na rejeição dos trabalhos da Corte coincide com a maior ofensiva já realizada pela Justiça brasileira contra militares de alta patente, que estão no centro das atenções da investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado que Bolsonaro teria arquitetado em 2022 após perder as eleições presidenciais. 

Com autorização do STF, a Polícia Federal realizou buscas nos endereços de militares suspeitos de envolvimento na trama golpista e também prendeu alguns dos principais ex-auxiliares de Bolsonaro que teriam ajudado a dar construir as teses golpistas para manter o ex-presidente no poder mesmo após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva em 2022. 

A Polícia Federal intimou para depor os ex-comandantes das três Forças Armadas para explicar as reuniões que mantiveram com o ex-presidente. O ex-comandante da Marinha, Almir Garnier ficou em silêncio, mas os ex-comandantes da Aeronáutica e do Exército afirmaram que Bolsonaro teria sim apresentado propostas golpistas aos chefes militares após o segundo turno da eleição de 2022 e que somente Garnier teria sinalizado apoio às intenções do então presidente. 

O levantamento divulgado nesta terça ainda mostra que a aprovação aos trabalhos do STF é maior entre os apoiadores de Lula e do PT. Entre os simpatizantes do partido,  49% consideram o trabalho do tribunal ótimo e bom. Entre os que consideram o governo Lula ótimo ou bom, o índice chega a 55%. 

Já entre os bolsonaristas, 65% dos apoiadores do PL de Bolsonaro reprovam as ações da corte. 63% dos que veem Lula como ruim ou péssimo também reprovam os trabalhos do tribunal. Também reprovam mais os ministros aqueles que são mais instruídos, tendo completado curso superior (41%). 

O Datafolha começou a medir a aprovação dos trabalhos do STF em 2019, em meio aos ataques de Jair Bolsonaro à Corte.

Reportagem de Brasil de Fato DF.

guazelli

Todos Posts

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivos

Anuncie no VE

Publicidade

Anuncie aqui